quarta-feira, 28 de maio de 2008

Ronaldo Theobald > O Deus de calção e chuteira

Em um domingo lindo, no mês de maio de 1977, fui escalado pelo editor de fotografia do JB para a cobertura da partida de futebol que seria realizado no estádio da Portuguesa, na Ilha do Governador, entre as equipes do Vasco da Gama e da Portuguesa.
Naquele dia, no momento em que a equipe do Vasco saía do vestiário e caminhava em direção ao campo, passava por um túnel feito de telas, onde os torcedores se comprimiam junto ao gradil de tela e estendiam suas mãos para tocarem seu ídolo. Parecia uma cena bíblica, algo mágico.
Fiquei observando como ia registrar aquele momento. No intervalo da partida me coloquei, discretamente, deitado no chão do túnel e aguardei a entrada dos jogadores um a um. A medida que eles retornavam para o segundo tempo ia dando meus clicks. Meu alvo era o Roberto Dinamite, o ídolo da torcida, e ai surge, caminhando, o GRANDE ÍDOLO, Roberto Dinamite. Mãos tentam tocá-lo, eu disparo minha câmera, sabendo que ali "estava a mais bela foto da minha vida".





Com ela ganhei vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o maior prêmio do jornalismo brasileiro O PRÊMIO ESSO DE JORNALISMO.
Quando comentei que deitei no chão foi exatamente para evitar que outros fotógrafos percebessem o que eu estava fotografando (só o Globo, nosso concorrente, estava com seis “daguerreotipistas” (*), eu tinha que driblá-los). Nenhum "coleguinha" me viu, se viu não teve curiosidade. Dei uma de Garrincha, um daqueles dribles fantásticos.
Na segunda-feira, foi a única fotografia da PRIMEIRA PÁGINA do JB.


Fiz um pôster e dei ao Roberto. Ele está em destaque na sua residência, e sempre se deixa fotografar ao lado dele, e no seu retorno ao Brasil do futebol espanhol era sua única bagagem de mão. Roberto inclusive declarou que é "seu maior troféu".

Ela é histórica porque é uma foto raríssima, sintetiza o jogo e o público e retrata o DEUS de calção e chuteira. Como a grandiosidade dos estádios este contato é impossível atualmente.
Considero a mais bela fotografia da hístória do futebol (me perdoe pela falta de modéstia). Segundo o comentário de Marco Caetano, publicado no Pasquim, Roberto parecia um santo, um beato, um São Francisco do Mestre Vitalino. Uma foto assim diz mais sobre a carreira de um ídolo do que as poses com taças e faixas. A maior conquista do craque no estádio da Ilha.

(*) Alusão ao daguerreótipo (primeiro processo fotográfico apresentado ao público, em 1839, por Louis Daguerre, na França), sugerindo, ironicamente, o anacronismo dos concorrentes...

Ronaldo Theobald > Comecei na Tribuna da Imprensa, de Carlos Lacerda, em 1953, onde me profissionalizei. Em 1957 fui convidado a participar daquela fantástica equipe de fotojornalistas do Jornal do Brasil, formada por Hélio Pontes, editor. Fiz muitas coberturas internacionais, como a Copa da Alemanha e da Argentina, em 74 e 78; a Olimpíada de Montreal, em 76; a despedida de Pelé do KOSMOS, em Nova York; Fórmula Um, quando ainda tínhamos o grande Emerson Fittipaldi, na Argentina também; na Colômbia, em 82 e 84, o Campeonato Mundial de Basquete, na Argentina o Campeonato de Vôlei. Em 1969, acompanhei as eliminatórias da Copa de 70 na Colômbia, Venezuela e Paraguai, quando João Saldanha apelidou a seleção de “as feras do Saldanha”.Com a fotografia de Roberto Dinamite no estádio da Portuguesa ganhei o Prêmio Esso de Jornalismo, o concurso Internacional da Nikon e primeiro lugar no prêmio da Federação de Futebol. Tenho mais alguns prêmios, mas considero estes os mais importantes para mim. Ronald Theobald

3 comentários:

Paula disse...

essa foto impressiona..tem td haver...futebol, paixão e veneração ao ídolo. O autor da foto acertou em cheio !Isso é que é estar de bem com a fotografia!!!Parabéns!!!

Macarena Lobos disse...

genial a imagem! foto intuitiva, forte e rápida no gatilho. Foto que vai ficar na história.


Macarena lobos

Poemas ao vento disse...

cara sou louco pra conseguir essa foto em uma qualidade q possa amplia-la bem, com uma qualidade boa, será q alguém poderia mim ajudar, quero ela na inha sala tambem!! grato a todos, e-mail: patrickadustina@hotmail.com